segunda-feira, 23 de maio de 2016

Planejamento da 7ª Etapa

Como finalizamos a sexta etapa com louvor e muita alegria, está na hora de pensarmos na nossa próxima expedição. O Desafio 100% Estrada Real está cada vez mais gratificante e deixando mais saudades. Esperar um mês entre as etapas está ficando difícil, mas é necessário.



Nosso primeiro dia será composto por 69 km percorridos de Cruzília, passando por Baependi, Caxambú, São Lourenço e finalizando em Pouso Alto.

O segundo dia será composto por 45 km percorridos entre Pouso Alto e Passa Quatro, passando por Itamonte e Itanhandu.

Para essa etapa é importante levar segunda pele e corta vento, pois o frio poderá ser um dificultador.

Será muito importante respeitarmos o horário de saída no segundo dia para evitarmos atrasos ao retornarmos para Belo Horizonte.

Trecho de Cruzília e Baependí e Caxambu

Trecho com a maior parte de estradas boas e acessíveis, poucos mata-burros e poucas subidas e descidas.   Na parte inicial, há muitas fazendas. Por isso, é comum encontrar animais na pista.   Os primeiros bandeirantes que chegaram à última década do século XVII, nas terras onde se localizam Baependi, teriam chamado o lugar de Maependi, que em tupi significa ?clareira na mata?, em provável referência ao acesso aberto junto ao Rio Grande para facilitar a passagem dos desbravadores.   De Baependi a Caxambu são 6 km de estrada de terra esburacada e toda plana.   O trecho termina em Caxambu, que tem como principal atrativo as fontes de água minerais descobertas em 1814, que tornaram a cidade famosa em todo o país. Por lá, em 1748, foi erguido o templo dedicado a Nossa Senhora dos Remédios. Em torno dele se constituiu a sede da cidade. O Parque das Águas de Caxambu, com doze fontes, é um dos mais completos balneários do país.

Pontos de Carimbo em Baependí


  • Centro de Apoio ao Turista
Telefone: (35) 9858-4668 
Endereço: Portal de entrada da cidade Horário de funcionamento: 08h às 17h - Segunda a Sábado - 07h às 12h - Doming

  • Igreja Nhá Chica 

Telefone: (35) 3343-1371 – 1077 – 1671
Endereço: Rua da Conceição, 165 – Centro. Horário de funcionamento: 08h às 18h – Todos os dias

Pontos de Carimbo em Caxambu


  • Parque das Águas 

Telefone: (35) 3341-3266
Endereço: R. João Carlos, 100 Horário de funcionamento: 07h às 18h – Todos os dias


  • Hotel Caxambu 
Telefone: (35) 3343-2555 Endereço: R. João Carlos, 100 Horário de funcionamento: 08h00min às 18h00min – Todos os Dias

Trecho de Caxambu a São Lourenço

A estrada do trecho é boa. Paralela à linha do trem que passa pela região, é pouco movimentada e plana. O caminho é por dentro de fazendas, o que dificulta a passagem em períodos chuvosos, pois o chão fica muito mole e barrento, facilitando o atolamento. Também por essa característica, há muito gado na estrada.   O trecho termina em São Lourenço. Também no Circuito das Águas, a cidade teve a criação da primeira Companhia de Águas Minerais de São Lourenço em 1890. Dois anos depois, inaugurava-se a primeira fonte, a Oriente. Hoje, o Parque das Águas é a maior atração da cidade e recebe visitantes de todo o país em busca das propriedades medicinais de suas águas minerais.


Pontos de Carimbo em São Lourenço


  • Centro de Informações Turísticas 

Telefone: (35) 3332-4490
Endereço: Calçadão Silvério Sanches, Sn – Centro.
Horário de funcionamento: 09h às 18h – Segunda a Sexta - 09h às 17h – Sábado - 09h às 14h – Domingo


  • Parque das Águas 

Telefone: (35) 3332-3066 Endereço: Praça João Lage, s/n
Horário de funcionamento: 08h às 17h20min – Todos os Dias

Trecho de São Lourenço à Pouso Alto

Trecho de estrada em boas condições para circulação, maior parte em terra e com poucos pedaços em cascalho.   No marco 1140 não passa carro e também não é aconselhável para caminhantes, cicloturistas e cavaleiros, devido ao péssimo estado da ponte. Por isso, continuar na via principal, à direita, e seguir em frente até a primeira entrada à esquerda. Depois, basta seguir até o próximo marco da Estrada Real, que está ao lado de um curral.   A paisagem do trecho é composta por pequenas fazendas e casas, próximas umas das outras e poucas plantações.   O trecho termina na cidade de Pouso Alto, cuja origem é em um arraial de bandeirantes vindos de Taubaté. Eles exploravam a Serra da Mantiqueira em busca de ouro.

Pontos de Carimbo em Pouso Alto


  • Hotel Serra Verde 

Endereço: Rua Hélio D'Alessandro Sarmento, 210.
Telefone: (35) 3364-1900
Site: www.serraverde.com.br
Horário de funcionamento: 24 horas Todos os dias


  • Secretaria de Turismo e Cultura 

Endereço: Avenida Haroldo Russano, 75
Telefone: 35 3364-1140
E-mail: turismo@pousoalto.mg.gov.br
Horário de funcionamento: 8 às 17h – Segunda a Sexta

Trecho de Pouso Alto a Itamonte

O trecho até São Sebastião é todo feito em asfalto e dentro da cidade.   O trecho entre São Sebastião a Capivari é feito em estrada de terra em bom estado de conservação, somente com alguns buracos. É movimentada e toda plana.   A cidade de Capivari pode servir de ponto de apoio ao viajante.   O trecho termina em Itamonte. O nome da cidade tem origem na mistura do tupi com o português, compondo algo como "pedra do monte". É uma alusão ao pico de pedra, referência geográfica na região desde as primeiras excursões ao interior, ainda no século XVI.

Pontos de Carimbo em Itamonte

  • Conveniência da Serra - Auto Posto Terras Altas - Buffalo 

Telefone: (35) 3363-2526 
Endereço: Rodovia BR 354, 1764 – B. Horto. 
Horário de funcionamento: 08h às 23h – Todos os dias 

  • Café Mãe de Ouro 

Telefone: (35) 9961-8290 
Endereço: Estrada Itamonte - Alagoa, Vargem Alegre. 
Horário de funcionamento: 07h às 18h – Todos os dias

Trecho de Itamonte a Itanhandu

Trecho bem sinalizado e em boas condições de circulação, fácil de ser feito. Estrada com poucas subidas e descidas, percorrida em mata fechada em grande parte e com muita sombra.   No km 4,5 avista-se uma bela paisagem de vale e a maravilhosa serra da Mantiqueira ao fundo.   O percurso termina em Itanhandu. Em tupi o nome da cidade significa pedra da corredeira, referência ao Rio Verde que passa pelo município.   A cidade faz parte do Circuito Terras Altas da Mantiqueira. Ela possui formações naturais propícias ao ecoturismo. Seu principal atrativo natural é o próprio Rio Verde, cuja nascente fica no alto da Mantiqueira, com mata virgem em seu entorno.

Pontos de Carimbo em Itanhandu

  • Hotel Terra Sul 
Telefone: (35) 3361-1650 
Endereço: Rua Fernando Costa, 449. 
Horário de funcionamento: 08h às 23h – Todos os dias

Trecho de Itanhandu a Passa Quatro

O percurso, de Itanhandu a Passa Quatro, segue paralelamente à rodovia principal que liga as duas cidades. Em grande parte, acompanha também a antiga linha de trem. A paisagem tem como chamativo as inúmeras granjas de grande porte.   O trecho termina em Passa Quatro. O nome da cidade vem do curso d?água tortuoso que os bandeirantes paulistas descobriram na região em suas primeiras expedições, ainda no século XVIII. Como as curvas do rio eram muitas, eles passavam por suas águas quatro vezes durante a viagem.   Passa Quatro está inserida na Serra da Mantiqueira e é uma estância hidromineral.

Pontos de Carimbo em Passa Quatro

  • Pousada São Rafael 
Telefone: (35) 3371-2211 
Endereço: Rua Ângelo D'Alessandro, 95 - Centro. 
Horário de funcionamento: 08h às 23h – Todos os dias

  • Secretaria de Turismo 
Telefone: (35) 3371-4312 
Endereço: Rua Cabo Deodato, 20 – Centro. 
Horário de funcionamento: 09h às 16h – Todos os dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário