Nessa oportunidade sairemos de Passa Quatro em Minas Gerais com destino à Cunha.
Nosso primeiro dia será composto por 72 km percorridos de Passa Quatro, passando por Vila do Embaú e finalizando em Guaratinguetá.
O segundo dia será composto por 50 km percorridos entre Guaratinguetá e Cunha.
Será muito importante respeitarmos o horário de saída no segundo dia para evitarmos atrasos ao retornarmos para Belo Horizonte.
A Concentração
- Sexta-Feira 19/08/2016:
- Concentração no Ponto de Encontro: 21 hrs
- Previsão de Partida: 22 hrs
O Percurso do Sábado
A previsão de chegada em Passa Quatro é por volta das 5 horas da manhã e com isso pretendemos iniciar o pedal por volta das 6:30.
Trecho Entre Passa Quatro e Vila do Embaú
Os primeiros 12 Km o caminho é percorrido em estrada de terra, com alguns trechos em cascalho, que em geral está em boa condição de uso. Por várias vezes atravessa-se a linha de trem. Aos sábados, domingos e feriados é possível fazer um passeio de Maria Fumaça de 12 km, entre Passa Quatro e a Estação Cel. Fulgêncio, na divisa com o estado de São Paulo. Trata-se de um percurso histórico inaugurado por D. Pedro II em 1884, palco de batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932. Neste local encontra-se o Túnel da Mantiqueira, considerado ponto militar estratégico durante a revolução, por estar na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Ao chegar à divisa dos estados, o viajante encontra um mirante dedicado a Nossa Senhora da Conceição, com uma bela vista do Vale do Paraíba. A partir desse ponto, quem está a pé, a cavalo ou de bicicleta pode seguir por 3,5 km pela trilha da Garganta do Embaú, ponto mais baixo encontrado pelos bandeirantes para transpor a Serra da Mantiqueira. No marco 1226 passa-se ao lado do histórico Túnel da Mantiqueira. Para os veículos motorizados é necessário seguir pelo asfalto por 6,8 km da rodovia SP-052 até o próximo marco, que está entre a estrada de terra à esquerda e o asfalto. O final do caminho até a Vila do Embaú mescla trechos de asfalto e de terra. Caminhantes e cavaleiros precisam ficar atentos no final deste trecho, na Vila do Embaú, distrito de Cachoeira Paulista-SP, pois não há opção de hospedagem. Para os que pretendem seguir viagem a pé ou a cavalo a sugestão é hospedar na Pousada Pedra Branca, que está a 20 km de Passa Quatro e a 10 km da Vila do Embaú. Atenção: no acesso de terra do marco 1242 há uma ponte caída, portanto os viajantes de carro e a cavalo devem seguir as orientações da planilha. Para quem viaja a pé ou de bike é possível passar, tomando muito cuidado.
Horários
Início do Pedal: 6:30Previsão de chegada à Garganta do Embaú: 8:30 (Intervalo de 20 minutos para lanche e descanso)
Previsão de chegada à Vila do Embaú: 11:20 (Intervalo de 40 minutos para lanche e descanso)
Não há carimbos em Vila do Embaú
Trecho Entre Vila do Embaú e Guaratinguetá
O trecho é de caminho plano, que mescla trechos de terra e asfalto, em sua maioria sem acostamento. O início é feito em trilha e, devido aos buracos, requer muito cuidado para veículos que não sejam off road. Para os que não querem se arriscar aconselha-se abortar este pequeno trecho e seguir as indicações da planilha. A Serra da Mantiqueira, que pode ser vista à direita margeando o caminho, vai ficando cada vez mais distante à medida que o viajante avança para o sul, mas ainda mostra sua imponência e beleza na região. Este trecho atravessa vários bairros da zona rural dos municípios de Cachoeira Paulista e Lorena, mas não passa dentro dessas cidades. Para quem pretende visitá-las o acesso pode ser feito através da SP-058 e da BR-459. Atenção: no marco 1268 houve a queda de uma ponte. Para carro e cavaleiro seguir as orientações da planilha. Já na zona rural de Guaratinguetá, a 10 km do centro da cidade, passa-se pelo bairro Colônia do Piagui, que foi fundado no final do século XIX por imigrantes europeus, destacando italianos, espanhóis e austríacos. Nessa pequena colônia há um interessante sistema de canais de irrigação chamado ?polder?, muito utilizado nas plantações de arroz. O local foi o primeiro do Brasil a implantar essa técnica. Em Guaratinguetá, terra das garças brancas (essa é a origem do nome da cidade, que vem do tupi-guarani), município com mais de 100 mil habitantes, há um rico patrimônio histórico preservado. Exemplo disso é a Catedral de Santo Antônio, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a casa de Frei Galvão, canonizado pelo papa Bento XVI, tornando-se o primeiro santo brasileiro.
Horários
Previsão de saída de Vila do Embaú: 12:00
Parada para lanche e descanso no quilômetro 30: 15:30 (Intervalo de 20 minutos para lanche e descanso)
Previsão de chegada à Guaratinguetá: 18:00
Pontos de Carimbo em Guaratinguetá
- Posto de Atendimento ao Turista
Endereço: Praça Santo Antônio, s/n - Em frente à Catedral.
Horário de funcionamento: 13h às 18h – Terça a Domingo
- Casa Frei Galvão
Endereço: Rua Domingos Rodrigues Alves, 48 - Centro.
Horário de funcionamento: 08h às 18h – Todos os dias
- Kafé Hotel
Telefone: (12) 3128-2600
Endereço: Rua Doutor Benedito Meirelles, 16 - Centro
Website: www.kafehotel.com.br
Horário de funcionamento: 24horas –
Todos os dias
O Percurso do Domingo
O café da manhã será servido às 6 horas para que possamos começar o pedal às 7 horas, isso é necessário para podermos voltar à BH em um horário bom para todos.
Trecho Entre Vila do Guaratinguetá e Cunha
O trecho mescla asfalto e terra. Tem início em terreno plano, aos 550 m de altitude, com elevação moderada durante os primeiros 10 km. A partir daí iniciam-se fortes subidas, até atingir os 1.100 m de altitude, no marco 1305. Para os viajantes a pé, a cavalo e de bike é necessário um planejamento antecipado para hospedagem, pois o trecho é longo. Há opções de hospedagem nos marcos 1314 e 1321, conforme orientação da planilha. Neste trecho a Serra da Mantiqueira fica pra traz e o caminho segue em direção à Serra do Mar. O município de Cunha é uma estância climática, com clima temperado e seco. A temperatura varia de -3 a 15°C no inverno e de 15 a 25°C no verão. A cidade tem a típica tranquilidade do interior e a sugestão é aproveitar os passeios pelo Parque Estadual da Serra do Mar e uma caminhada até a Pedra da Marcela, a 1.840 m de altitude, de onde se avista o litoral de Paraty, a baía da Ilha Grande e parte de Angra dos Reis. Em Cunha, não deixe de conhecer os vários ateliês de cerâmica. Em algumas datas é possível acompanhar a abertura de fornos, onde as peças são queimadas. Vários ateliês utilizam o forno à lenha Noborigama de alta temperatura, de origem oriental, que produz cerâmica de grande beleza e alta resistência.
Horários
Café da Manhã: 6:00
Início do pedal: 7:00
Previsão de chegada ao quilômetro 20: 10:05 (Parada para descansar, lanche rápido e reunir o grupo. Tempo estimado de parada 25 min (chutando pra muito))Retomar a pedalada: 10:30
Previsão de chegada ao quilômetro 32: 12:00 (Os que descerem mais rápido aguardam os demais colegas.)
Previsão de chegada ao quilômetro 40: 13:30 (Parada para descanso e lanche reforçado. Tempo estimado de parada: 30 min)
Retomar a pedalada: 14:00
Previsão de chegada em Cunha: 15:30
Pontos de Carimbo em Cunha
- POUSO CAMINHO DAS ARTES
Endereço: Rua Benedito Marques de Oliveira, 160, Vila Rica.
Telefone: (12) 3111-1896/(11)991-918-155
Webmail: www.pousocaminhodasartes.com.br
Horário de funcionamento: 8h às 22h – todos os dias.
Fechado: férias e até o dia 22/03/2016
- DOCERIA DA CIDINHA:
Telefone: (12) 3111-1170
Endereço: Praça Cônego Siqueira, 129 - Centro.
Horário de funcionamento: 10h às 20h – Segunda a Quinta - 09h às 23h – Sexta a Domingo
- CUNHATUR:
Telefone: (12) 3111-2634
Endereço: Travessa Paulo Virgínio, 29- Centro
Site: http://cunhatur.com.br
E-mail: contato@cunhatur.com.br
Horário de funcionamento: Todos os dias
Segunda - 9:30h às 13h e das 14h às 17h
Terça, Quarta, Quinta e Sexta das 9:30h às 17:30h
Sábado 10h às 13h e das 14h às 17:30h.
Domingo 10h às 15h.


Nenhum comentário:
Postar um comentário