terça-feira, 14 de julho de 2015

Planejamento da 4ª Etapa

Já que finalizamos o Caminho dos Diamantes, vamos agora planeja o início do Caminho Venho. Esse será inciado agora em 2015 e finalizado em 2016 por diversos motivos. O bom que teremos tempo para treinarmos e fazemos bastante tranquilos as demais etapas do Caminho Velho.

Uma coisa que devemos colocar como critério nessas próximas etapas é o horário de saída das pousadas, uma vez que agora estamos nos afastando de BH e isso pode ser um diferencial enorme para o horário de chegada em BH e trabalho no dia posterior.

Vamos ficar mais criteriosos quando à isso.

O nosso primeiro dia será composto por 87 km percorridos entre Outro Preto e Congonhas, passando por Glaura, Santo Antônio do Leite e Lobo Leite.

O segundo dia será composto por 42 km percorridos entre Congonhas e Entre Rios de Minas, passando por Pequeri, São Brás do Suaçuí.

Trecho entre Ouro Preto, São Bartolomeu e Glaura

Esse será o primeiro trecho do dia em que sairemos de Ouro Preto e seguiremos rumo à Glaura, um dos mais antigos distritos de Ouro Preto.

O trecho conta com um marco histórico de difícil acesso que evitaremos para não termos problemas com quedas e afins.

A primeira parte desse trecho termina em São Bartolomeu onde teremos como atrativo o Rio das Velhas que atravessa o centro histórico, a Igreja Matriz de São Bartolomeu e o famoso doce de goiaba.

Entre São Bartolomeu e Glaura teremos um trecho de 3 km de trilha de fácil acesso e com destaque para a bala paisagem natural.

Trecho entre Glaura, Cachoeiro do Campo e Santo Antônio do Leite

A primeira parte do trecho é realizado por asfalto, o que nos remete a ter mais atenção para evitarmos acidentes. Após os 7 quilômetros iniciais chegaremos em Cachoeiro do Campo que é um antigo centro de abastecimento da região de mineração de ouro e para a fabricação de acessórios para as
montarias dos tropeiros.

De Cachoeiro do Campo a Santo Antônio do Leite, os 6 km iniciais são percorridos no asfalto e a partir do marco 648, aparecem os paralelipípedos.

Por fim chegaremos em Santo Antônio do Leite que era considerado um povoado integrante de Cachoeiro do Campo.

Trecho entre Santo Antônio do Leite, Miguel Burnier e Lobo Leite

O terceiro trecho do primeiro dia será realizado entre Santo Antônio do Leite e Lobo Leite. Serão 37 km em estrada de chão em ótimo estado, durante parte desse trajeto teremos um intenso tráfego de caminhões e por isso a atenção deverá ser redobrada após o marco 689.

Teremos uma mata atlântica fechada entre Santo Antônio do Leite e Miguel Burnier, nesse trajeto seremos acompanhados por um rio durante boa parte do trajeto.

Passaremos por um grande lago construído pela Gerdau Açominas que nos acompanhará por boa parte do trajeto com vegetação de campo e cerrado.

Por fim chegaremos em Lobo Leite que é um povoado criado em decorrência das atividades de exploração do ouro e que tem como atrativo a igreja Matriz.


Trecho entre Lobo Leite e Congonhas

Nosso último trecho é realizado por uma estrada de terra com pouco trânsito de veículos e em bom estado de conservação.

Nessa cidade faremos o nosso descanso maior, ou seja, vamos passar a noite para continuar o trajeto no dia posterior.

A cidade é mais uma das cidades históricas de Minas Gerais e famosa pelas obras do artista barro mineiro Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como  Aleijadinho.


Trecho entre Congonhas, Alto Maranhão e Pequeri

No domingo, às 07:30 sem atrasos, começaremos nossa pedalada rumo à Entre Rios de Minas. Porém no primeiro trecho do dia iremos até Pequeri, passando por Alto Maranhão.

O trecho é predominantemente de estrada plana e larga, com a maior parte do trecho em excelente estado de conservação e com pouco movimento de carros.

Passaremos por algumas matas fechadas e teremos como companhia a serra do Gambá com seus 1,274 m de altitude.

Em Alto Maranhão veremos as ruínas de uma antiga cadeia pública e com mais 6 km percorridos chegaremos ao distrito de Pequeri.

Trecho entre Pequeri e São Brás do Suaçuí

Nosso segundo trecho do dia começará dentro de uma fazenda de livre acesso e será composto por 9 km, dos quais os 2 primeiros quilômetros são feitos por uma trilha e em seguida por dentro de um
pasto.

O trecho terminará em São Brás do Suaçuí que encontraremos construções do século XVIII. A cidade possui como atrativo a cachoeira em forma de escorregador que fica na Pedreira Oswaldo Marque Gontijo.

Trecho entre São Brás do Suaçuí e Entre Rios de Minas

O último trecho do dia é feito por asfalto até a empresa MRS. Depois dela a estrada é de terra batida com grande fluxo de carros da minerador, portanto será um trecho de grande atenção.

A partir do marco 768 passaremos a ter descidas longas e fáceis descidas com muito cascalho. O percurso é composto por algumas fazendas antigas do período colonial e mutias plantações de milho.

A estrada está em bom estado de conservação e é composta por muitos mata-burros, atenção é solicitado uma vez que podemos encontrar alguns mata-burros com os ferros em transversal. Ainda teremos a presença da serra do Gambá.

O trecho terminará em Entre Rios de Minas após percorrermos 20 quilômetros pelo mar de Minas Gerais.

Pontos de Carimbo dessa Quarta Etapa

Em Ouro Preto nós já realizamos o carimbo e algumas pessoas pegaram seus certificados, por falta de certificado nessa cidade os demais pegarão em Paraty.

Dessa forma, nessa etapa teremos apenas 2 carimbos sendo em Congonhas e Entre Rios de Minas.

Em Congonhas, faremos o carimbo no Centro de Apoio ao Turista situado à Avenida Júlia Kubistchek, 2.039 antiga Itaminas (Perto da Rodoviária) ou Praça Basílica, 17.

A primeira fica aberta todos os dias de 7 às 18 horas e a segunda todos os dias de 8 às 17 horas.

Em Entre Rios de Minas, faremos o carimbo na pousada das Pedras situada à Rua Loga Dourada, 244 - Centro.

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