Nessa oportunidade sairemos de Cunha com destino à Cunha em São Paulo com destino ao ponto final do Caminho Velho, ou seja, Paraty.
Nessa etapa pedalaremos apenas no sábado, pois faltam apenas 57 quilômetros até nosso destino final e término do Caminho Velho da Estrada Real.
O domingo será dedicado a um passeio por Paraty, com retorno previsto para BH por volta das 13 horas.
Será muito importante respeitarmos o horário de saída no segundo dia para evitarmos atrasos ao retornarmos para Belo Horizonte, além do mais nossa reserva no hotel encera-se às 12 horas.
A Concentração
- Sexta-Feira 16/09/2016:
- Concentração no Ponto de Encontro: 20 hrs
- Previsão de Partida: 21 hrs
O Percurso
A previsão de chegada em Cunha é por volta das 6 horas da manhã e com isso pretendemos iniciar o pedal por volta das 7:00.
Trecho Entre Cunha e Paraty
O trecho mescla asfalto e terra. Os primeiros 7 km são marcados por pequenas subidas, descidas e trechos planos. A partir daí, as subidas tornam-se mais constantes, até atingir 1.450 m de altitude, na divisa dos municípios.
Ao longo do percurso, passa-se próximo às cachoeiras do Desterro, do Pimenta e do Mato Limpo. A do Pimenta, no km 11,27, tem área de camping, banheiros e lanchonete, aberta aos finais de semana. A queda d'água é acessível em todos os dias. As cachoeiras do Desterro e Mato Limpo não possuem estrutura de apoio ao turista. Para quem segue viagem a pé, a cavalo e de bike há várias opções de hospedagem até a divisa dos municípios.
Depois da divisa, a descida pela estrada Cunha-Paraty está em péssimas condições. Uma alternativa para quem está de carro é seguir de Cunha para Lagoinha, continuando em São Luís do Paraitinga e até Ubatuba. Até Paraty, são aproximadamente 185 km.
Para quem vai descer a serra, a sugestão é parar próximo ao segundo marco do Km 38 Estrada Real, à esquerda, onde há um pequeno mirante natural e de onde se avista a bela baía de Paraty.
Próximo ao km 41, a sugestão é sair da estrada à esquerda e conhecer a Cachoeira da Pedra Branca. No marco 208, há outro ponto que pode valer uma parada: a Igreja da Penha, onde está instalado um totem da Estrada Real. Este ponto também dá acesso à trilha do Caminho do Ouro. Para percorrê-la, é necessário contratar um guia.
O final do trecho é plano até o centro histórico de Paraty. O último marco da Estrada Real está ao lado do Chafariz do Pedreira.
No Brasil colonial, era pela atual rua Presidente Pedreira que os tropeiros e viajantes partiam a caminho das Minas Gerais e chegavam para seguir em direção a Lisboa.
Atenção! A Estrada-Parque Paraty-Cunha RJ 165 está sendo paralisada nos dois sentidos de acordo com a necessidade da obra de asfaltamento. O tempo de paralisação é de até 3 horas por interrupção, podendo ter várias interrupções por dia, tanto no trecho de Cunha quanto no trecho de Paraty. Os objetivos destas paralisações são dar uma melhor produção à obra e, principalmente, manter a segurança do usuário.
Horários
Início do Pedal: 7:00Previsão de chegada à Paraty: 15:00
Pontos de Parada
Cachoeira do Pimenta no km 11,27: Banheiros e lanchonete aberta aos finais de semana
Mirante natural no km 38: onde se avista a bela baía de Paraty
Igreja da Penha no marco 208 próximo ao km 41: dá acesso á trilha do Caminho do Ouro
Chafariz do Pedreira: Último marco da Estrada Real