Etapa essa que sairemos da agradável Bom Jesus do Amparo e passaremos por Cocais, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Santa Rita Durão, Bento Rodrigues, Camargos, Mariana e Ouro Preto.
O desejo de já começar essa etapa fala alto, porém temos que esperar o dia agendado para cumprir com esses 137 quilômetros de pedalas pelas lindas montanhas de Minas Gerais.
Nesse momento as planilhas e documentos da Estrada Real já começam a serem baixados e arquivos no diretório específico para essa etapa.
Uma das situações que assustam a princípio é a descrição da altimetria com o que realmente encontraremos. Olhando pela documentação disponibilizada, parece que não teremos que enfrentar grandes desafios (ao menos é o que nos parece). Mas qual seria o brilho do Montain Bike se não as montanhas?
Trecho entre Bom Jesus do Amparo e Cocais
Essa será o início da nossa pedalada nesse dia e seremos presenteados por um trecho relativamente plano.

Percorremos por um caminho com mesclagem de plantação de café e florestas de eucalipto que nos acompanharão até Cocais.
Segundo informações esse trajeto a utilização das planilhas é de suma importância, pois é fácil de se perder uma vez que várias estradas são abertas nas plantações de eucalipto.
Há dois pontos de atenção redobrada nas planilhas, sendo o trevo de Bom Jesus do Amparo e a travessia da BR 381 que são de difícil entendimento.
Trecho entre Cocais e Barão de Cocais
Esse trecho requer bastante atenção, uma vez que é composto de muitos entraves como mata burros em descidas, muitos cruzamentos e solo escorregadio em caso de chuva.
O trecho será percorrido entre florestas de eucalipto o que nos proporcionará muita sombra e paisagens sombrias (em algumas épocas do ano).
Segundo informações no marco 451 seremos presenteados pelo Sítio Arqueológico da Pedra Pintada que possui pinturas rupestres de 6.000 anos atrás, além de uma paisagem deslumbrante onde é possível avistar algumas cidades.
Em Barão de Cocais será possível conhecermos as ruínas de Congo Soco uma antiga mina adquirida pelos ingleses no século XIX e que se transformou em uma vila britânica, atualmente é tombada pelo IPHAN.
Trecho entre Barão de Cocais e Santa Bárbara
Esse trecho é bem curto com apenas 14 km e com 4 desses em asfalto, não é um trecho difícil. Passaremos por parte de uma mata fechada o que proporciona bastante sombra.
A pequena Santa Bárbara é uma cidade fundada em 1704 e que nos proporcionará um regresso ao período colonial, além de conter várias igrejas centenárias.
Com certeza será uma fonte de histórias e descobrimentos incríveis. Será um trecho muito tranquilo visto que alguns membros do grupo já fizeram o trajeto em abril desse ano.
Trecho entre Santa Bárbara e Catas Altas
Outro trecho muito bonito e que já é de conhecimento de alguns membros do grupo. O trecho é relativamente plano e muito fácil de ser realizado, exceto pelo cansaço acumulado.
A partir do quilômetro 8 temos uma subida leve mas extensa que pode ser um dificultador dado o cansaço do dia. Esse trecho de aclime é recompensado pela vista da serra do Caraça que vai se agigantando à medida que mais subimos.
Nesse trecho é parada obrigatória o Bicame de Pedra, no marco 505. O bicame de pedra é um aqueduto construído pelos escravos em 1972 e possuí 4 metros de altura com pedras sobrepostas à pressão sem nenhum tipo de concretação.
Por fim chegaremos em Catas Altas, onde repousaremos. Essa cidade é datada de 1703 e é mais uma das cidades mineiras fundadas por bandeirantes em busca de ouro.
A arquitetura da cidade é composta por igrejas e casarões coloniais que dão todo um requinte à mesma e ao fundo é cercada pela imponente serra do Caraça.
Nessa cidade realizaremos nosso descanso para no outro dia fecharmos o Caminho dos Diamantes.
Trecho entre Catas Altas e Santa Rita Durão
Esse trecho é bela singularidade, com boa parte do trajeto plano de onde pode-se visualizar a cachoeira da Santa e a cachoeira do Meio. O caminho até o povoado de Morro d' Águas Quentes é muito fácil e plana.

de minério com poucas subidas e descidas.
É importante ressaltar que nesse trajeto já uma subida de pouco mais de 4 quilômetros logo após o povoado de Morro d' Águas Quentes em terreno asfaltado que carece de atenção deve ser muito redobrada.
Ao final chegaremos na Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos que foi restaurada pelo IPHAN.
Trecho entre Santa Rita Durão e Camargos
Esse trecho será novidade para todos do grupo, uma vez que nenhum integrante já o fez. Segundo
informações e pela altimetria mostrada no gráfico, o terreno é em grande parte plana, larga e com vegetação rasteira.

Pelo que aparenta esse será um trecho para descanso das pernas e pouco refresco em relação ao sol devido a pouca ocorrência de sombras.
Trecho entre Camargos e Mariana
Com esse trecho começamos a nos despedir do caminho dos diamantes que finalizará efetivamente em Ouro Preto.
O trajeto entre Camargos e Mariana possui um trecho composto por subidas e descidas leves de aproximadamente 10 quilômetros e uma descida bem forte de pouco mais de 2 quilômetros chegando em Mariana que foi a primeira capital das capitanias de Minas e São Paulo.
A cidade conta com um acervo riquíssimo das mais belas obras do barroco mineiro. O barroco foi uma das formas de expressão artísticas mais visíveis entre o século XVII e a primeira metade do século XVIII no Brasil.
"O Barroco Mineiro nasceu mestiço como seus criadores, filtrando influências de várias partes de Portugal e do Brasil. Muitas vezes seu esplendor se esconde no interior das pequenas igrejas de paredes de taipa, quadradas e brancas, revelando-se com impacto quando se abrem as portas. É o que acontece, por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, ou na Capela do Padre Faria, em Vila Rica, e em várias outras construções da primeira metade do século XVIII".
(Saga: a grande História do Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1981, vol. 2-p.127)
Trecho entre Mariana e Ouro Preto
Com esse trecho finalizamos a primeira parte do nosso desafio de 100% da Estrada Real, ou seja, finalizamos o Caminho dos Diamantes chegando em Ouro Preto.

Teremos a oportunidade de passar pela Mina da Passagem que é a única mina de ouro do Brasil aberta à visitação.
O trecho termina na antiga capital de Minas Gerais que é um elo de aprendizado entre o civismo e a História de Arte, reconhecido pela UNESCO como Monumento da Humanidade.
Ouro Preto possui magníficos casarões, ladeiras em pedra-sabão e muita história para contar e é aqui que nos despediremos do Caminho dos Diamantes e já começaremos a pensar no Caminho Velho.
Pontos de Carimbo
Bom Jesus do Amparo
- Fernando Gonçalves - Guia Turístico 31 8843-1193
Cocais
- Sítio Arqueológico da Pedra Pintada
- De segunda à sexta: 9:00 às 16:00
- Pousada Vila Cocais
- De domingo à domingo
- Pousada das Cores
- De segunda à segunda: 08:00 às 18:00
Barão de Cocais: Não há carimbos
Santa Bárbara: Não há carimbos
Catas Altas
- Restaurante Lá Violla
- De segunda à sexta: 11:00 às 14:30
- Sábado: 11:30 às 02:00
- Ecopousada Escarpas do Caraça
- De domingo à domingo
- Centro de Atendimento ao Turista
- De 08:00 às 17:00
Santa Rita Durão: Não há carimbos
Camargos: Não há carimbos
Mariana
- Centro de Atendimento ao Turista
- De domingo à domingo: 08:00 às 18:30
- Pousada Contos de Minas
- De domingo à domingo
- Pizzaria Dom Silvério
- De domingo à domingo: 18:30 às 00:00
- Câmara Municipal de Marina
- De segunda à sexta: 08:00 às 18:00
Ouro Preto:
- Centro Cultural da FIEMG
- De domingo à domingo: 08:00 às 19:00
- Centro de Atendimento ao Turista
- De domingo à domingo: 08:00 às 18:00
- Museu Casa dos Contos
- De terça à sábado: 14:00 às 18:00
- Domingos e feriados: 10:00 às 17:00
- Secretaria de Turismo
- De segunda à sexta: 08:00 às 18:00