sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dicas de Alimentação - Por Marina Lanza

Então chegou a hora de me preocupar com a alimentação. Como faço acompanhamento com nutricionista vou seguir as orientações dela para não ter perdas significativas e comprometer a realização do meu desafio.

A alimentação e hidratação são pontos importantes de todo e qualquer esporte, portanto não podemos nos desleixar com esse requisito.

Hoje irei ao Mercado Distrital do Cruzeiro comprar algumas coisas que faltam na minha lista de alimentos necessários para a cicloviagem.

As orientações que seguirei são específicas para treinos longos e/ou competições.

Todos os momentos de alimentação são importantes para quem quer se aventurar em uma cicloviagem ou que exigirá um grande esforço em treinos.


Café da Manhã nos dias de treino (1 ou 2 horas antes)

Esse é o momento de realizar um reforço energético e que fará muita diferença para o dia de atividade intensa.

Sugestão de Café da Manhã

Suco de uva integral ou suco natural (evitar laranja), água de coco, café, chás, pães integrais, geleia sem açúcar, pasta de amendoim, mel, queijos brancos (frescal, ricota e cottage), frutas frescas e secas, oleoginosas, ovo cozido ou mexido.

Café da Manhã nos dias de treino (1 ou 2 horas antes)

Deve ser um lanche leve que contenha um alto teor de carboidrato e teor reduzidos de proteínas e gorduras, podendo ser realizado de 30 a 15 minutos antes de iniciar a atividade.

Refeições no dia anterior ao treino

No dia anterior deve-se evitar a ingestão de alimentos à base de molho branco, frituras, carnes vermelhas, queijos amarelos, bacon e condimentos.

A ingestão de bebidas alcoólicas também devem ser evitadas no dia anterior e durante as atividades.

Portanto nesse dia deve-se ter uma alimentação mais ricas em carboidratos, proteínas magras e frutas frescas ou secas.

Durante o Treino

A hidratação é muito importante para evitar desgastes indevidos, portanto é recomendado tomar água pura a cada 20 minutos.

Fazer a ingestão de repositores energéticos em intervalos de no máximo 1 hora de atividade.

O repositor energético pode ser substituído por algum lanche composto de frutas frescas ou secas e oleaginosas.

Após o Treino

Essa será a principal refeição do dia, pois servirá para recuperar as reservas de energia, evitando o cansaço acumulado. 

Essa alimentação deve conter um alto teor de carboidratos e proteínas, baixo teor de gorduras e deve ser consumida, no máximo, até uma hora após o treino.

Dicas Importantes

Evitar todo e qualquer tipo de alimentos que provoquem gases, bem como alimentos condimentados, gordurosos e exóticos.

Não é recomendado a ingestão de alimentos que não se tenha costume, pois nosso organismo pode sofrer algum tipo de rejeição e/ou intolerância.

A ingestão de líquidos antes, durante e depois das atividades é de suma importância para manter o corpo num nível de desgaste razoável e não comprometer a atividade.

Não realizar tempos muito longos sem realizar a ingestão de algum tipo de alimento, pois o organismo está em fase de estresse e tudo que será necessário será retirado do próprio corpo.

Descanse adequadamente para que não haja perda de rendimento nos treinos subsequentes.

por: Marina Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário