segunda-feira, 28 de março de 2016

Planejamento da 5ª Etapa

Continuando nossa expedição pela Estrada Real, vamos continuar a percorrer o Caminho Velho de onde paramos na etapa anterior.

Um ponto de atenção que devemos ter cada vez mais controlado é o horário de saída das pousadas, uma vez que agora estamos nos afastando de BH e isso pode ser um diferencial enorme para o horário de chegada em BH e trabalho no dia posterior.



Nosso primeiro dia será composto por 80 km percorridos de Entre Rios de Minas, passando pro Casa Grande, Lagoa Dourada e finalizando em Prados.

O segundo dia será composto por 55 km percorridos entre Prados e São Sebastião da Vitória, passando por Bichinhos, Tiradentes e São João Del-Rei

Trecho de Entre Rios de Minas e Casa Grande

A estrada do trecho é de fácil acesso, com poucas subidas e descidas íngremes. É quase toda em terra e com pouco cascalho. O percurso é marcado pela bela paisagem da Serra de Camapuã. No trajeto estão várias fazendas, mata-burros, plantações de milho e pequenas igrejas. Destaque entre elas é a capela de Nossa Senhora da Lapa de Olhos d´agua, cuja construção foi iniciada, provavelmente, no ano de 1683. Neste trecho existem dois pequenos vilarejos, Camapuã e Catauá, que podem ser pontos de apoio aos viajantes.   O trecho termina na cidade de Casa Grande. Uma casa construída para abrigar as famílias dos bandeirantes que vieram para a região em busca de ouro dá origem ao nome da localidade.

Carimbos em Entre Rios de Minas:
Pousada das Pedras - Rua Lagoa Dourada, 244 – Centro
Secretaria de Turismo - Rua Suaçui, 103 – Centro (Só de segunda à sexta)

Trecho Entre Casa Grande e Lagoa Dourada

O trecho feito quase todo em estrada de terra, com exceção entre os marcos 866 a 874 (total 2 Km), onde está um trilha estreita, que não passa carro. É composto por subidas e descidas leves.   O final é em Lagoa Dourada, cidade conhecida nacionalmente como a terra do rocambole. Seu nome tem origem na descoberta do ouro em uma lagoa, por bandeirantes no século XVII.

Não há carimbo em Casa Grande

Trecho Entre Lagoa Dourada e Prados

Para viajar pelo eixo principal, ao sair de Lagoa Dourada, deve-se entrar à esquerda e ir seguir os marcos da Estrada Real. Nesse trecho, a estrada é boa e de fácil acesso, com cascalhos e alguns mata-burros. Entre os marcos 875 a 887 (total 5 Km), existe uma trilha com descidas muito íngremes. Por ser trilha não tem como seguir pela ER de carro, assim, carro seguir as orientações que estão nas planilhas. Durante o trajeto o viajante tem a companhia de belas paisagens de serras, de onde avistam-se antigas fazendas e construções, como a Fazendo da Engenho, datada do século XVIII, com sua senzala. O local foi visitado pelo imperador D. Pedro algumas vezes.   O trecho termina na cidade de Prados, referência na Estrada Real em artesanato e artefatos em couros. Vale à pena conferir os inúmeros ateliês.
Vamos seguir as orientações para carros e não descer pelas trilhas.

Carimbos em Entre Lagoa Dourada:
Legítimo Rocambole - Rod. BR 383. 06h às 21h – Todos os dias
Pousada das Vertentes - R. Bom Jesus, 28 (Todos os dias)
Casa da Cultura - Rua Tancredo Neves, 495.  (Só de segunda à sexta)

Trecho Entre Prados e Tiradentes

O trecho todo é considerado de fácil acesso, de pouco movimento, plana em sua maior partes e com poucos mata-burros. A paisagem é marcada pela presença da Serra de São José, que pode ser avistada durante boa parte do trajeto.   O trecho passa por Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho, um charmoso vilarejo com inúmeros ateliês de artistas e lojas de artesanatos. De lá até Tiradentes a estrada é de calçamento, com poucas subidas.   O final do trecho é nas ruas de pedras de Tiradentes. A cidade preserva antigos casarões, com grande infraestrutura de atendimento ao turista. Restaurantes que aliam a tradicional culinária mineira com requintadas receitas internacionais, ateliês e lojas de artesanato dão o tom do lugar.   Em Tiradentes, o viajante não pode deixar de conhecer igrejas como a de Santa Antônio, construída entre 1710 e 1750, que ocupa um dos lugares no pódio das igrejas brasileiras com maior quantidade de ouro na ornamentação.

Carimbos em Entre Prados:
Pousada Vila Olga - Final do Bairro Chagas Pinheiro, Zona Rural – Todos os dias
Empório Vó Carmen -  R Antônio Cardoso Vale,700 A (segunda a sábado de 08h às 18h e aos domingo: 09h às 12h)
Departamento de Cultura e Turismo - Rua José Silva Filho,11.  (Só de segunda à sexta)

Bichinhos não tem Passaporte

Trecho Entre Tiradentes e São João del Rei

Trecho todo plano e de calçamento até o km 6. A partir da cidade de Santa Cruz de Minas, segue-se por asfalto até São João Del-Rei.   A Serra de São José acompanha o viajante durante todo o trajeto, formando uma bela paisagem. O trecho abriga o primeiro totem instalado da Estrada Real (km 4,28), um atrativo a mais para o turista. Perto dele é possível ver uma bela cachoeira.   O trecho termina em São João Del-Rei, importante ponto de troca de mercadorias até o século XIX. Mesmo sendo uma cidade de médio porte, preserva o centro histórico, onde é possível ver diversas faces da arquitetura brasileira - do barroco colonial do século XVIII, com suas belas igrejas, ao eclético do século XIX, com seus elegantes sobrados.


Carimbos em Entre Tiradentes:
Centro Cultural Yves Alves - Rua Direita, 168 - Centro – Todos os dias  09h às 18h
Secretaria de Turismo - Rua Resende Costa, 71 ( 09h às 17h– Todos os dias)
Pousada do Largo - Largo das Forras.  (Todos os dias – 24 horas )

Trecho Entre São João del Rei e São Sebastião da Vitória

Os primeiros 10,5 km deste trecho não possibilitam a passagem de carro. Para quem estiver motorizado, portanto, a dica é começar pelo povoado do Rio das Mortes. Daí até São Sebastião da Vitória é possível passar com veículos.   O trecho inicial de trilha não apresenta dificuldades. É aberto e com caminho bem demarcado. A exceção é depois do marco 942, que confunde o viajante pela falta de um marco da Estrada Real. Fique atento!   Até São Sebastião da Vitória, o trecho passa a ser em estrada de terra em bom estado de conservação. Há, no marco 969 a travessia de um rio, onde existe risco de atolamento. É necessário ficar atento.   O trecho termina no distrito de São Sebastião da Vitória.

Carimbos em Entre São João Del Rei:
Secretária de Turismo - Praça Frei Orlando, 90. Centro – Todos os dias  08h às 17h
Pousada dos Sinos - R. Eduardo Magalhães,106. Centro ( 8h00min às 23h00min. Todos os dias )
Agência Rumos em Rotas - Rua Padre José Maria Xavier, 35.  (Sábado: 09h às 16h - Domingo: 09h às 12h )

Não há carimbo em São Sebastião da Vitória